Segurança Profissional para Eventos: Como garantir um Evento de Sucesso

segurança_evento_blog

Segurança Profissional para Eventos: Como garantir um Evento de Sucesso

Já imaginou todos os tipos de problemas​ de segurança que podem ter em um evento?

Já imaginou todos os tipos de problemas​ de segurança que podem ter em um evento?

A repercussão de uma infelicidade é abominável para qualquer produtor de eventos.

Procure sempre referências ou indicações confiáveis para contratar um serviço de segurança profissional.

Projete os eventuais problemas ou acontecimentos que podem acontecer e elabore a estrutura certa para prevenção.

Por que muitas vezes problemas sérios acontecem e poderiam ser evitados com simples procedimentos.

Por isso nesse texto vou contar para você algumas dicas de segurança para usar em seus eventos:

 

Como escolher a equipe de segurança certa

No mundo dos serviços dificilmente você irá acertar de primeira o melhor serviço. Preço e qualidade são caraterísticas únicas de cada empresa.

Sempre que for escolher alguma coisa, você tem muito mais probabilidade de acertar no que procura quando você possui informações.

Busque, pergunte e ouça a todos que conhece para saber como é a qualidade de cada serviço que pretende contratar.

Quando contratar uma empresa de segurança você tem que saber como eles funcionam. Passe o planejamento do dia do evento para eles e analise a proposta que eles possuem para o evento.

Sempre trabalhe formalizando cada serviço. É definitivamente a melhor maneira de garantir que tudo saia como planejado.

Ao longo dos anos tive contato com várias empresas de segurança. O que facilita todo o meu planejamento, por que eu sei como funciona e qual empresa possui o trabalho mais profissional.

Por isso sempre tenha uma rede forte de contatos para que possa ter boas indicações e seguir em frente com seu planejamento sem muitos obstáculos.

 

Monitoramento do público

Primeiramente estabeleça as zonas específicas de segurança. Cada membro ou grupo da equipe de segurança deve ter seu posto. Assim se torna mais fácil ter controle de todas as áreas do Evento.

Câmeras são boas para monitorar, no entanto caso esteja surgindo alguma confusão, um segurança no local pode agir muito mais rapidamente para resolver o problema.

Hoje em dia as​ equipes de segurança fazem uso de lasers para localizar algum foco de tensão. Facilitando que outros integrantes da equipe também localizem esse foco.

Monitorar o público é essencial para manter a harmonia do evento, garantir que as pessoas que querem aproveitar o momento podem desfrutar sem tumultos ou stresses.

Outro ponto importante do monitoramento é a entrada e saída. Os chamados “penetras” são problemas do passado.

Uma equipe de segurança profissional deve ter total controle dos portões de entrada e saída, por meio do cadastro de convidados que permite fiscalizar cada convidado.

Também é essencial o uso de pulseiras ou crachás para identificação do público.

Caso algum convidado tenha saído do evento é necessário que a equipe de segurança faça a revista e fiscalize os convites para liberar a entrada deles no evento.

Esse procedimento é mais seguro com um sistema de cadastro que permite controlar a entrada e saída dos convidados e conferir rapidamente o cadastro.

É importante também que os organizadores superiores tenham conhecimento de quais pessoas irão sair e entrar novamente. Estes são casos específicos, mesmo assim é importantíssimo que seja feito o procedimento com todos os convidados.

Atualmente existem sistemas de controle de convites online que tornam mais rápido e seguro a fiscalização do público.

Vou explicar como funciona:

Você pode comprar o ingresso no conforto de casa e fazer o cadastro online.

Depois é só passar pela catraca da entrada que seus dados ficam no sistema. Então você recebe uma pulseira de identificação e está liberado para aproveitar o evento.

Esses sistemas são úteis por 3 motivos:

  • O cadastro é feito com os documentos originais, prevenindo falsificações.
  • A entrada é muito mais rápida por que não precisa fazer cadastro na hora
  • Você tem total controle e segurança para comprar o ingresso

 

Agora vamos falar um pouco sobre a comunicação entre os profissionais da segurança durante um evento.

 

Comunicação da equipe de segurança

Equipes de segurança profissionais usam sistemas de comunicação integrados para que o monitoramento do evento esteja sempre atualizado.

Na sala de monitoramento das câmeras os profissionais acompanham as áreas críticas do evento, analisando qualquer situação suspeita.

Outro fator importante é que pode ser possível identificar possíveis acidentes com melhor critério.

No caso de incêndios e problemas de segurança o responsável pela área estará por perto e será​ crucial para ajudar ou até salvar as pessoas.

Neste momento a comunicação da equipe de segurança com os superiores também é essencial para que tudo ocorra como planejado.

Saiba que os incidentes devem ser comunicados rapidamente ao organizador do evento para que o mesmo direcione a equipe ou profissional responsável.

O produtor deve estar sempre conectado a área da segurança para estar ciente dos eventuais incidentes. Um bom exemplo disso é quando é necessário conduzir alguém para a assistência médica.

Nesse caso a equipe de segurança vai estar orientada para chamar os paramédicos para socorrer a pessoa.

Vimos que o papel de um bom profissional vai além do procedimento padrão. Ele busca a solução da melhor maneira, para que o trabalho da equipe seja sempre digno de elogios.

Então vamos falar sobre esse papel tão importante

 

O papel de um segurança profissional

Manter a ordem e harmonia do evento é o dever de um segurança profissional.

Zelar pela segurança não quer dizer apenas proteger de algum perigo. Significa possibilitar que a atmosfera planejada para o público exista e permaneça proveitosa.

Ninguém gosta de ver discussões ou brigas por mau atendimento. Para isso a comunicação entre a equipe de segurança do evento e o público deve ser amigável.

No caso de algum convidado perder o bom senso a situação deve ser bem administrada.

Contorne a situação da forma mais limpa possível.

A experiência dos outros participantes não pode ser prejudicada por erros da equipe do evento.

Para isso é fundamental direcionar a equipe de segurança nesse momento. Deixe claro como deve ser feito a abordagem e para onde deve levar a pessoa.

O problema tem que ser resolvido longe das outras pessoas para não prejudicar a experiência os outros participantes.

Assim a equipe de segurança pode manter a  harmonia do ambiente e resolver da forma como foi planejada pela produção do evento.

 

Conclusão

Portanto, quando falamos de produção de eventos um dos principais fatores é a experiência do público. Analisamos que a equipe de segurança tem papel fundamental para que o evento seja um sucesso.

Em resumo eu indico fortemente que você defina sempre pelas melhores indicações a equipe de segurança.

Mantenha a comunicação conectada entre todas as áreas para a gerir o andamento evento.

Saiba que você irá precisar de pessoas acima da média se quiser ser uma referência​ de sucesso.

Então trabalhe sempre com profissionais qualificados, sua credibilidade está ligada aos serviços que você contrata. Por isso priorize o melhor nos seus eventos.

Transforme o ambiente em um lugar onde as pessoas podem imergir em um momento único nas suas vidas. Garanta a segurança física e emocional do público para que eles possam sentir o real valor do seu trabalho.

A segurança é um dos pilares da produção de eventos.

 

Para saber mais sobre segurança em eventos deixe seu comentário ou mande uma mensagem para mim.

Ficarei muito feliz de ajudar você a saber mais sobre produção de eventos.

 

Paulo Corrêa Souza.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *